sexta-feira, 15 de abril de 2011

Greve dos professores "pega fogo"

Professores bloqueiam BR para chamar atenção da sociedade e pressionar o governo de Roseana Sarney (PMDB/PT)







            Suportando bravamente mais de 40 dias de terrorismo do governo Roseana Sarney(PMDB/PT), os professores do estado do Maranhão decidiram radicalizar as ações do movimento grevista para chamar atenção da sociedade e pressionar o governo a encontrar uma saída negociada para a greve que implica atender a pauta de reivindicação da categoria que envolve 21 pontos dentre os quais a aprovação do Estatuto do Educador. Os últimos dois dias (13 e 14/04) foram muito importantes: dia 13 (quarta-feira) foram desenvolvidas blitz nas escolas do bairro da cidade operária que congrega um número significativo de escolas. O saldo foi muito positivo. A maioria das escolas que funcionavam parcialmente com professores contratados e/ou recém-nomeados estavam  todas com correntes e cadeados novos nos portões. Na escola Paulo XVI os alunos se levantaram contra a direção da escola, exigiram a abertura dos portões e saíram em passeata pelas ruas do bairro em direção à outras escolas juntamente com os professores. Uma equipe de filmagem da SEEDUC (secretaria de Educação) acompanhava passo a passo as ações do movimento na tentativa de intimidar professores.
              Na manhã da quinta feira (14/03) cerca de dois mil professores da capital e do interior do estado atearam fogo em pneus e bloquearam por aproximadamente três horas na BR 135 provocando um congestionamento de cerca de 70km. Após a liberação do trânsito muitos motoristas buzinavam e acenavam positivamente para os grevistas. Esse gesto mostra que a maioria da população não está sendo convencida pelos bombardeios cotidianos da mídia sarneísta que criminaliza o movimento e ameaça os professores. Na tarde desse mesmo dia uma passeata de professores, alcunhada de “Marcha Fúnebre”, tomou conta do centro de São Luís para realizar o enterro simbólico de Roseana Sarney em frente ao palácio do governo.
              Diante destes acontecimentos a TV Mirante, controlada pelo grupo Sarney, e a TV Difusora, controlada pelo grupo Lobão, que até então faziam vista grossa ao movimento, tiveram que fazer uma “dobradinha compulsória” de ambos os atos. A TV Mirante cobriu, ainda que de forma distorcida, o fechamento da BR 135, enquanto a TV Difusora foi obrigada a mostrar a passeata da tarde, o congestionamento do trânsito e o enterro simbólico de Roseana Sarney. Nós da CSP CONLUTAS seguiremos firmes até o final dessa greve e conclamamos a todos os professores e alunos a fazer o mesmo, pois o terrorismo que o governo Roseana Sarney tem praticado contra nossa categoria reflete o desespero que esse grupo politico/oligárquico (PMDB) “abençoado” pelo PT (vice-governadoria) está vivendo diante da brava resistência de nossa categoria.


VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO!
CSP CONLUTAS DO MARANHÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário