quarta-feira, 13 de julho de 2011

Seminário de Educação nega PNE de Dilma e prepara categoria para jornada de Lutas.

       
 Cercado de muita expectativa  o I Seminário de Estadual de Educação da CSP Conlutas  Maranhão foi uma vitória de classe da nossa central e dos (as) educadores (as) de luta. Vitoriosa, acima, de tudo por ter sido um Seminário construído e conduzido por intelectuais militantes. 
Na noite do dia 08/07 (sexta-feira) centenas de pessoas lotaram o auditório do Sindicato dos bancários para participar da abertura do Seminário que contou com a presença da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, fazendo o lançamento da Campanha 10% do PIB Já para a Educação!.Na abertura do Seminario foi exibido o vídeo de comemoração de 1 ano da CSP Conlutas. Diversas entidades do movimento de educação, partidos políticos de esquerda compuseram a mesa para saudar o seminário.

     Bastante identificada com os relatos da professora Amanda Gurgel sobre a  labuta cotidiana de ser educador, a platéia se manteve atenta e empolgada. Assim, o lançamento da campanha foi um sucesso, visto que a categoria abraçou a proposta da Campanha 10% do PIB JÁ para Educação e interviu fazendo duras críticas ao PNE (Plano Nacional de Educação) privatizante do governo Dilma.

      No sábado (09/08) foi realizado o seminário dividido em dois momentos. Pela manhã o debate teve como eixo os impactos do PNE 2001-2010 no ensino superior. A mesa composta por representantes da APRUMA, o professor Vilemar; SINASEFE Campus Monte Castelo, Claudicéa Durans professora do IFMA e  pelo estudante da UFMA e membro da CEE da ANEL, Nelson Júnior.

     Na parte da tarde o debate focalizou a educação básica e tecnológica. A mesa foi composta por Antonísio Furtado, professor da rede pública municipal e estadual e representante do MRP (Movimento de Resistência dos Professores), Hertz Dias, professor da rede pública municipal e estadual e militante da Setorial de Educação da CSP Conlutas-MA e Jean Carlos, professor do IFMA campus Maracanã e diretor do SINASEFE.

     As exposições dos palestrantes e as intervenções da platéia,  apontavam para a necessidade de negar o PNE de Dilma, considerado como uma versão piorada do PNE de FHC e Lula (2001-2010) e do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) de Lula a medida que intensifica o já recorrente processo de mercantilização da educação, precariza o trabalho docente, robustece as avaliações autoritárias via IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e mantém como meta para 2020 o pífio investimento de 7% do PIB.  Entre os presentes foi unanime a defesa dos 10% do PIB para a educação pública JÁ.

       Todos os debates foram de altíssimo nível. Ao final o plenário aprovou o manifesto nacional da CONLUTAS contra o PNE de Dilma e pela construção da jornada de lutas para o próximo semestre, especialmente a marcha do dia 24 de agosto para Brasília e o plebiscito unitário sobre PNE de Dilma. Na oportunidade também foi lida e aprovada uma moção exigindo a exoneração do professor do curso de Engenharia da Química da UFMA, Jorge Clóvis Verde Saraiva, que ofendeu com palavras e escritos racistas o aluno nigeriano Nuhu Ayuba.Segue a nota:

Nota de Repúdio

Os participantes do I Seminario de Educação da CSP Conlutas Maranhão, realizado nos dias 08 e 09 de julho de 2011, repudiam o caso de racismo manifestado no curso de Engenharia Química praticado pelo professor Cloves Saraiva da disciplina calculo vetorial, ao estudante nigeriano Nuhu Ayuba.
O episodio foi denunciado pelos estudantes do mesmo curso, através de Petição Pública, na qual relata textualmente a situação de humilhação, preconceito, discriminação e propõe apuração dos fatos.
Diante desse fato, manifestamo-nos contra todas as práticas racistas e exigimos imediata punição do agressor, para que atitudes como estas tão recorrentes, não sejam consideradas como naturais, violando os direitos humanos.

São Luís, 09 de Julho de 2011

          A CSP Conlutas Maranhão agradece a todos os professores, estudantes, trabalhadores de maneira geral e as organizações que construíram e participaram desse importante evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário